sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Programa de computador ajudam crianças com transtorno de atenção

publicado em 10/12/2010 às 06h01:


Exercícios em forma de jogos melhoraram memória capaz de reter informações

Do R7.Texto: Publicidade.


Um programa de computador se mostra promissor no alívio de alguns dos sintomas do DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção) e hiperatividade em crianças, sugere um novo estudo da Ohio State University. Pesquisadores testaram um software desenvolvido por uma empresa sueca em conjunto com o Instituto Karolinska, uma universidade de medicina, em Estocolmo, que mostrou mudanças significativas em cinco semanas.
O programa de formação da memória em áreas como atenção, planejamento e organização e memória de trabalho demonstrou mudanças significativas para os alunos, explica o co-autor do estudo Steven Beck, professor de psicologia da universidade de Ohio.
- Este programa realmente pareceu fazer uma diferença para muitas das crianças com DDA. Não vai substituir a medicação, mas poderia ser uma terapia complementar útil. O software é projetado para melhorar uma das principais deficiências encontradas em pessoas com o transtorno: a memória de trabalho.
A memória de trabalho é a capacidade de reter informações por tempo suficiente para alcançar um objetivo. Por exemplo, você tem que lembrar um número de telefone por tempo suficiente para que você possa discá-lo. Os alunos têm de lembrar a passagem de um livro que acabou de ler, para entender o que está lendo no momento.
Outra autora do estudo, Christine Hanson, estudante de pós-graduação em psicologia, afirma que este tipo de memória é necessária para conseguir fazer as atividades diárias.
- A memória de trabalho é fundamental na vida cotidiana, e certamente para o sucesso acadêmico, o que é muito difícil para crianças com DDA. O estudo envolveu 52 alunos, com idades entre sete e 17 anos, que frequentavam uma escola particular em Colombo, que atende crianças com dificuldades de aprendizagem, muitas com diagnóstico de DDA. Todas as crianças utilizaram o software em suas casas, sob a supervisão de seus pais e os pesquisadores. ...O software inclui um conjunto de 25 exercícios que os alunos tinham que completar dentro de 5 a 6 semanas. Cada sessão era de 30 a 40 minutos de duração. Os exercícios estão em um formato de jogo de computador e são projetados para ajudar os estudantes a melhorar a sua memória de trabalho, explica Puffenberger Synthia, também estudante da pós-graduação.
- No início, as crianças adoram, porque é como um jogo. Mas o programa tem um algoritmo construído que torna os exercícios mais difíceis, próprios para os alunos aprenderem melhor.

Fonte: http://www.r7.com.br/

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